8.9.08

Plágio no Teatro - Depoimento de Liliana Rosa


Desde a estréia no Brasil do nosso projeto de teatro para bebês, diversas outras versões afloraram tentando nos copiar e, felizmente, não vingaram. As cópias a que assistimos foram no mínimo revoltantes.O nosso diferencial é que nós viajámos, pesquisamos a técnica e criámos uma nova, a nossa técnica. Por esse motivo esse trabalho está patenteado no Brasil, é nosso!O nosso primeiro espetáculo, O CIRQUINHO DE LUÍSA é um sucesso desde a estréia. Como o nosso trabalho é reconhecido, os convites para apresentações em outras cidades fora do Rio de Janeiro, se multiplicam. Só no sábado, no Festival de Angra, fomos assistidos por cerca de 200 pessoas, contando bebês e familiares.

O Cirquinho de Luísa tem um ano de vida e 13 meses de gestação, ou seja, iniciámos a nossa pesquisa para este espetáculo quando engravidei da Luísa e o espetáculo estreou quando a bebê completou 4 meses. A pequena Luísa foi a nossa fonte de inspiração. As nossas apresentações são sempre uma festa maravilhosa, principalmente porque verificamos que o nosso público não só se diverte como indica o espetáculo e volta para assistir várias vezes pois quer repetir o momento especial que proporcionamos.Ontem, dia 7 de setembro assisti à mais recente cópia do nosso espetáculo, nem vou citar autores de tal evento de gosto duvidoso pois não são dignos de tal mídia. A técnica foi imitada e violentamente adulterada!Infelizmente, o que nos revolta é que estão pegando "carona" no nosso trabalho. No nosso trabalho de pesquisa, de criação, de produção, de divulgação, de assessoria de imprensa, de investimento... Tem toda uma equipe artística que idealizou este espetáculo: Diretor, Atriz, Cenógrafa, Figurinista, Designer de Luz, Designer de Som, Consultoria, Assessores de Imprensa. E pior do que isso tudo, é que estão difamando a nossa imagem, querendo intitular de teatro para bebês, algo impróprio e sem caráter artístico.Para que entendam do que falo basta comparar ambos os trabalhos (o original e a cópia) e será óbvio distinguir onde houve trabalho e onde há má fé no desempenho artístico com a técnica de teatro para bebês. Felizmente a lei judicial está do nosso lado.

Como é a lei da vida também: depois de plantarmos a árvore, e cuidarmos bem dela, ela nos oferece bons frutos. Quero concluir este comunicado com uma notícia boa, aliás maravilhosa: o nosso novo espetáculo para bebês, O BEBÊ E O MAR, tem estréia marcada para dia 8 de novembro no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema.LR