22.4.08

Terremoto no Brasil - Tremor de 5,2 na escala Richter atinge Sul e Sudeste terça-feira 22 de abril




Um terremoto de magnitude 5,2 graus na escala Richter, com epicentro no mar, a 270 quilômetros a sudeste de São Paulo, foi a causa dos tremores sentidos esta noite em várias áreas da capital paulista. A informação foi dada pelo professor do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Sand França. Segundo ele, o fenômeno durou três segundos e a cidade mais próxima do epicentro foi São Vicente, na Baixada Santista, a uma distância de 218 quilômetros.
França afirmou que a ocorrência não foi inédita, embora tenha sido a primeira registrada este ano. Além da capital do Estado, moradores da região do ABC paulista e da Baixada Santista informaram ter sentido os tremores.
Um tremor de 5,2 graus na Escala Richter (que vai até 9), com epicentro no Oceano Atlântico, a 218 quilômetros de São Vicente e a 270 km de São Paulo, teve reflexos em 20 cidades paulistas e em pelo menos quatro outros Estados - Minas, Rio, Paraná e Santa Catarina. De acordo com o geólogo Cristiano Chimpliganond, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), foi um terremoto de "magnitude considerável" que, se tivesse o epicentro no continente, poderia ter provocado danos graves. Ele lembrou que no dia 9 de dezembro, um tremor de magnitude menor (4,9 graus) provocou desabamento de casas e a morte de uma criança no norte de Minas. Não houve registro de pessoas feridas.

O terremoto começou às 21 horas e durou cerca de 5 segundos. O epicentro do tremor estava a 10 quilômetros de profundidade. Medições feitas no observatório sismológico de Brasília mostram que, nos últimos dez anos, mais de 5 mil abalos foram registrados no País, sendo 400 deles com magnitude igual ou superior a 3 graus na escala Richter. O maior terremoto que já aconteceu no Estado de São Paulo atingiu 5,1 graus na escala Richter em 27 de janeiro de 1922, na cidade de Mogi-Guaçu. O terremoto mais forte registrado no País atingiu 6,2 graus na escala Richter - o evento ocorreu em 1955 em Porto dos Gaúchos (MT).
O tremor foi registrado em um região incomum, onde não há falhas geológicas ou bordas de placas tectônicas que poderiam ter provocado o abalo. Segundo o geofísico Rafael Abreu, do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), nunca houve um terremoto registrado num raio de 500 quilômetros do epicentro - pelo menos desde 1973, quando o serviço americano começou a catalogar esse tipo de evento ao redor do mundo. "Quando vi o registro não acreditei", contou Abreu ao Estado, em entrevista por telefone do Centro Nacional de Informações sobre Terremotos do USGS, no Colorado. As informações são do O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO (Reuters) - Um leve tremor que durou menos de um minuto atingiu cidades do Estado de São Paulo, informou a polícia paulista nesta terça-feira. O abalo também foi sentido em Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, de acordo com testemunhas, que não reportaram até agora qualquer estrago provocado pelo incidente.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor foi de 5,2 graus na escala Richter, que vai até 8, com epicentro no Oceano Atlântico, a 215 quilômetros de São Vicente, no litoral paulista.
Uma funcionária da polícia afirmou que várias chamadas foram feitas para relatar o incidente, vindas de bairros da capital e de outras cidades da região metropolitana, como São Caetano, Barueri e Santo André, e do litoral, como Santos.
Segundo relato de uma jornalista da Reuters, que mora na região central da cidade e testemunhou o incidente, o tremor ocorreu por volta das 21h e durou menos de um minuto.
A jornalista disse que o sofá de seu apartamento, no quinto andar de um edifício de 18 pavimentos, tremeu e os vizinhos se comunicaram para tentar descobrir o que estava acontecendo.
Outros relatos de testemunhas ouvidas pela Reuters dão conta de camas saindo do lugar, quadros se desequilibrando das paredes e cadeiras se movimentando, sem causar prejuízos.
"Este é o maior sismo que aconteceu no Estado de São Paulo nos últimos 100 anos. O último que seria mais ou menos compatível a este aconteceu em Mogi Guaçu em 1922, com 5,1 (na escala Richter)", disse o professor de sismologia da Universidade de São Paulo Jesus Berrocal, em entrevista à Globonews.
(Reportagem de Maurício Savarese)

Extraído do site Yahoo