23.4.08

Cinema - Filme "Linha de Passe" de Walter Salles está em Cannes.


PARIS (AFP) - O filme "Linha de Passe", de Walter Salles e Daniela Thomas, foi selecionado para a mostra oficial do 61º Festival de Cannes, que acontecerá entre 14 e 25 de maio, anunciou a organização do evento nesta quarta-feira.

Salles ("Central do Brasil", "Diários de Motocicleta") e Daniela, que já co-dirigiram "Terra Estrangeira", terão como adversários na disputa pela Palma de Ouro nomes consagrados do cinema mundial como Clint Eastwood, Steven Soderbergh e Wim Wenders.
O diretor-geral e o presidente do Festival, respectivamente Thierry Frémaux e Gilles Jacob, anunciaram em uma entrevista coletiva em Paris que a seleção oficial competitiva terá 20 filmes, mas revelaram os títulos de 19. O último, um longa-metragem, será anunciado nos próximos dias.
Além do filme brasileiro, o cinema sul-americano terá dois representantes argentinos na disputa pela Palma: "La mujer sin cabeza" de Lucrecia Martel (diretora de "O Pântano" e "A Menina Santa") e "Leonera" de Pablo Trapero.
O cinema americano está representado por dois grandes diretores: Clint Eastwood, com "The Changeling", thriller que tem como estrela Angelina Jolie, e Steven Soderbergh, com "The Argentine", sobre a vida de Che Guevara, interpretado por Benicio Del Toro.
O canadense Atom Egoyan com "Adoration" e o alemão Wim Wenders con "The Palermo shooting" também estão presentes na mostra oficial.
Os cineastas franceses Arnaud Desplechin, com "Un conte de Noël", e Philippe Garrel, com "La frontière de l'aube", o turco Nuri Bilge Ceylan, com "Daydreams", e os belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne, com "Le silence de Lorna", também foram selecionados.
Como é habitual em Cannes, a competição reúne grandes nomes do cinema, incluindo alguns já premiados com a Palma de Ouro (Steven Soderbergh, os irmãos Dardenne, Wim Wenders) e novos talentos. Entre estes, os organizadores destacaram o israelense Ari Folman, com "Waltz with Bashir", um documentário de animação sobre o Líbano no período das matanças nos acampamentos palestinos de Sabra e Chatila.
Fora de competição, Cannes marcará as pré-estréias de "Indiana Jones IV", de Steven Spielberg, e do filme mais recente de Woody Allen, "Vicky Cristina Barcelona", rodado na Espanha com os astros locais Penélope Cruz e Javier Bardem, além da americana Scarlett Johansson, nova musa do diretor.
Nas mostras especiais, um dos destaques será o documentário do cineasta sérvio Emir Kusturica sobre o ex-jogador argentino Maradona.
Como prova do bom momento brasileiro nos festivais internacionais, após a premiação de "Tropa de Elite" com o Urso de Ouro em Berlim, oa país também emplacou dois filmes na mostra 'Un Certain Regard' (Um Certo Olhar), a segunda mais importante do Festival de Cannes.
"Afterschool", primeiro longa-metragem do brasileiro-americano Antonio Campos, e "A festa da menina morta", de Matheus Nachtergaele, primeiro obra como diretor do consgrado ator, foram selecionados para a mostra.
Considerada a mostra de descoberta de talentos, os filmes selecionados para a 'Un Certain Regard' não disputam a competição oficial do Festival, com exceção dos longas de estréia seus diretores, que podem levar a Câmara de Ouro.
Durante anos, a mostra não teve nenhum prêmio, mas atualmente um júri especial concede um prêmio a um dos filmes selecionados.


Extraído do site do Yahoo.